quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Harry Potter pode levar ao gosto por livros consistentes?

Em 2008, Harry Pottter e Bela, a protagonista da série Crepúsculo, passaram a acompanhar cerca de 3,3 milhões de estudantes da rede estadual paulista. Os livros das duas séries passaram a fazer parte das salas de leitura de 4.200 escolas de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental e de Ensino Médio do estado de São Paulo. O objetivo é despertar o interesse pela leitura por meio dos maiores sucessos para adolescentes. Outra experiência com Harry Potter aconteceu nas bibliotecas públicas de Maringá (PR), também no ano passado.

Crianças e adolescentes adoram livros comerciais, mas torcem o nariz para os livros indicados pela escola. A obsessão pelos best-sellers, porém, não é motivo para preocupação, como mostra a repórter Cynthia Costa em uma série de reportagens publicadas pelo Educar para Crescer. Elas também dão dicas de como usar livros mais populares como chamariz para atrair os jovens para a leitura de obras mais elaboradas.

E você, acredita que Harry Potter pode estimular os jovens a se interessar por leituras mais consistentes? Deixe sua opinião na caixa de comentários.

Leia também

Eles querem best-sellers

Crianças e jovens torcem o nariz para a literatura indicada na escola, mas adoram livros comerciais. Veja como lidar com esse fenômeno em casa e na sala de aula

3 dicas para incentivar jovens a lerem os clássicos

Crianças e jovens adoram Harry Pottter e Crepúsculo. Veja como usar isso a favor da leitura, incentivando-os a ler obras clássicas

Harry Potter na escola

Bolar atividades envolvendo livros que os alunos adoram pode atraí-los para a leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário