Beber cerveja sem ficar com hálito ruim? A AmBev lança na próxima sexta-feira uma cerveja mais leve e que não deixa o consumidor com o "bafo" de cerveja.
Mais cara que a tradicional, a nova cerveja, a Skol Beats, tem preço sugerido para os supermercados de R$ 1,39 a R$ 1,59, contra R$ 0,85 a R$ 0,99 da tradicional.
Segundo o gerente de marketing de Skol, Carlos Lisboa, o preço reflete o custo maior da cerveja, que além de levar ingredientes mais caros, ainda tem uma escala de produção menor e uma embalagem mais sofisticada.
A expectativa de Lisboa é que a Skol Beats encontre aceitação imediata no mercado. A a cerveja desembarca agora em São Paulo, Campinas e litoral paulista, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Búzios e Belo Horizonte. A partir de 2003, quando começará também a campanha em televisão, a distribuição será iniciada para as demais regiões do país.
"Depois de rodar por três praças de venda, deu para perceber que a aceitação será muito rápida, praticamente automática. Em uma ou duas semanas, já esperamos ter a cerveja em quase todos os pontos de venda", disse.
Pesquisa
Durante um ano de pesquisa, a Skol tentou desenvolver um produto com características para satisfazer o consumidor fora de uma mesa de bar: menos amargor, menor sabor residual e, por consequência, sem deixar marcas no hálito do consumidor. Além disso, o teor alcoólico (5,2§) é ligeiramente superior ao da Skol tradicional (4,7§).
O lúpulo - um dos principais ingredientes usados na cerveja - é diferente do tradicional, o que resulta no menor amargor e no odor mais discreto. Daí também o preço mais alto.
A empresa também investiu em uma embalagem estilosa: toda transparente, com rótulo metalizado apenas no gargalo, sinuosa e com o nome ""Skol" gravado em relevo. ""Nosso objetivo era reforçar nossa presença em outras ocasiões que não tinham muito a presença de cerveja. Nessas ocasiões, o consumidor prefere uma embalagem individual e se importa mais com o estilo e a marca", disse Lisboa.
Hoje a Skol detém 32,5% do mercado cervejeiro, segundo pesquisa da AC
Nielsen de setembro de 2002. Além disso, a marca conquistou, pela primeira vez este ano, o prêmio Folha Top of Mind como a marca de cerveja mais lembrada pelos consumidores, superando a Brahma e a Antarctica, também da AmBev.
Embora Lisboa ressalte que o produto não vise nenhum nicho específico, a campanha de divulgação terá como alvo os jovens de 18 a 25 anos das classes A e B, uma tradição da marca. Mas pelas características do produto - o sabor mais suave, por exemplo - é possível apostar que as mulheres devem ser conquistadas com maior rapidez.
Essa não é a primeira vez que a Skol lança algo inédito no mercado: ela foi a primeira cerveja em lata do país, tanto em flanders quanto em alumínio, além de modernizar o mercado com as embalagens long neck e lata de 500 ml.
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