Não é de hoje que a MTV Brasil parece que perdeu seu rumo. Já eliminou o videoclipe da sua programação e depois voltou atrás. Logo o videoclipe! Justamente, o produto que fez a Mtv ser o que é hoje. Quando vi esta atitude deu pra perceber logo de cara que algo nao ia bem na cabeça dos executivos da emissora no Brasil.
Recentemente escrevi um post sobre a maior premiação da MTV americana, o Video Music Awards, e nele demonstrei todo o meu descontentamento com o rumo que a premiação está tomando e a monotonia que se estabeleceu neste mundinho.
Para a minha infeliz surpresa, a MTV Brasil segue o mesmo rumo de sua chefa, dona, a MTV americana, ou seja, a filosofia “melhor deixar como está para nao feder” aparenta nortear os rumos da emissora brasileira. Entra ano, sai ano, vemos as mesmas caras, as mesmas músicas sendo premiados e ainda dizem que esse é a cara da nova geração musical brasileira. Faça-me o favor, não é? Isso é a mesma cara de uma indústria fonográfica falida que tenta nos jogar seus artistas a qualquer custo, sem ao menos dar a chance de escolher se “queremos ou nao consumí-los”. Não gostou da banda X ? Que pena, você não é antenado, moderno! É a primeira coisa que tentam jogar na cara de quem não suporta engolir mais esse tipo de produto. Já nem me “obrigo” a assistir ao evento que é o VMB. Pra mim é o “Criança Esperança” da MTV Brasil. Um espetáculo monótono, fazendo a linha “somos cool”, mas nao passa de uma imitação barata daquelas produções televisivas cafonas dos Estados Unidos.
Não assisti, mas estou acompanhando a repercussão da premiação, o que parece ter sido uma ótima escolha. O vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, botou a boca no trombone e falou em alto e bom som o que pensa sobre a Mtv. E o melhor, ainda nos apresenta o jogo de interesses que há por trás da emissora que se mostra tão engajada socialmente. Se eu fosse você nao deixaria de ler seu post sobre o VMB que ocorreu há poucos dias. Também não deixaria de ler a crítica do Thiago Ney que saiu na Folha de São Paulo.
Marcos Mion, apresentador da Mtv, resolveu defender seu ganha-pão. Nada contra. Se estivesse em seu lugar talvez fizesse o mesmo. Mion nos apresenta a visão de quem faz o espetáculo. Certamente, é um espetáculo grandioso, trabalhoso, mas nem por isso merece que eu diga que é o maior prêmio da música brasileira, que é revolucionário e etc. De jeito nenhum.
Como resposta ao texto escrito por Mion, o nosso amigo Tico escreve de uma maneira, digamos até didática, para nos fazer entender ainda melhor os seus argumentos sobre a manipulação que há na Mtv. Nossa, o que eu soube a respeito dos lobbys que há nos bastidores da “emissora mais cool” do Brasil não tem preço! Claro, que histórias desse tipo não são novidade nenhuma no mundo midiático, no qual a manipulação está impregnada nos poros. Mas, saber disso da boca de um artista que está inserido no “sistema” é de se aplaudir. É um ato corajoso e ao mesmo tempo kamikaze, já que a emissora se coloca como “porta-voz da nova geração”, porta-voz do público que mais consome música e etc e é temida por quem quer sucesso a qualquer preço, literalmente.
O mais interessante é que a partir do post do Tico Santa Cruz, várias pessoas puderam discutir o assunto. O próprio vocalista posta em seu blog a repercussão que houve em várias comunidades no Orkut e que mexeu com fãs de artistas como Pitty e NX Zero. Não deixe de acompanhar.
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