O cantor Ney Matogrosso é o ganhador do Prêmio Shell de Música 2009, anunciou a organização do prêmio na manhã desta terça-feira (28).
Caixa refaz trajetória de Ney Matogrosso
Ney Matogrosso grava "O Bandido da Luz Vermelha"
Autobiografia de Michael Jackson será relançada
Arctic Monkeys fará show pela internet
Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio é conferido a um artista por sua contribuição ao cenário musical brasileiro, desde que o regulamento foi alterado no ano passado, permitindo que intérpretes, além de compositores, ganhem o troféu.
Ney Matogrosso foi escolhido pelo júri formado pelos jornalistas Antônio Carlos Miguel e Marcus Preto, pelos produtores Bruno Levinson e Liminha, a cantora Roberta Sá, o jornalista e crítico musical Tárik de Souza e o músico e compositor Léo Gandelman.
A entrega do Prêmio será realizada em um show no Rio de Janeiro, ainda sem data confirmada.
Ney de Souza Pereira adotou seu nome artístico (Ney Matogrosso) em 1971, ano em que passou a integrar o grupo Secos e Molhados. O cantor tornou-se mais conhecido com o sucesso da banda, chamando a atenção pela voz e atuação sempre teatral no palco. Alguns anos depois, seguiu carreira solo, sendo até hoje conhecido pela performance executada em seus shows.
Novo formato
Desde 2008, o Prêmio Shell de Música ganhou um novo formato e tornou elegíveis também os intérpretes que tenham uma contribuição à música brasileira (até 2007, apenas compositores poderiam ser premiados). Outra mudança foi a ampliação do júri (de cinco para sete membros), composto por profissionais da música, produtores e jornalistas especializados.
O artista vencedor é homenageado com um show comemorativo, que reúne artistas e músicos, além de receber um troféu desenhado pelo joalheiro Caio Mourão e um prêmio de R$ 15 mil.
Entre os artistas já contemplados com o prêmio estão Maria Bethânia, Tom Zé, Carlos Lyra, João Donato, Edu Lobo e Rita Lee, entre outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário