segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Quantas horas de sono são necessárias?

Muitas vezes ouve-se essa pergunta, feitas pelas pessoas que têm dificuldades de ter um sono relaxante.

A resposta mais adequada é que depende de vários fatores da idade e através do quadro abaixo se pode ver que com o aumento da idade diminuem as necessidades de horas de sono. O sexo também influi e os homens necessitam de menores períodos de sono comparado às mulheres.

Vários fatores individuais influem no sono da mulher, a maioria deles relacionados à fatores hormonais. Na época da pré-menstruação, durante a ovulação, na gravidez, na menopausa, os estrógenos e a progesterona acabam influindo na duração e na profundidade alcançada no sono.

Outro hormônio importante é o da tireóide que em excesso acarreta palpitação e a sua escassez provoca uma sonolência maior, inclusive durante o dia. Em ambos os casos geralmente existe uma astenia, um cansaço que acompanha a pessoa, dando a sensação de que o sono foi insuficiente.

Existem variações do tipo de sono de acordo com a natureza de cada pessoa, com grande ênfase para as pessoas (crianças) ansiosas que ficam com vários medos, medo do escuro, medo de não acordar mais, medo de ser abandonada, etc. Essas pessoas devem fazer uso dos chamados chás calmantes, tipo chá de melissa, passiflora, valeriana, camomila e tília.

E principalmente evitar as atividades que aceleram as ondas cerebrais, dificultando o sono tais como ambientes muito quentes ou muito barulhentos, o uso de bebidas alcoólicas e alimentos estimulantes ou com cafeína (café, chocolate, chá-mate ou preto, refrigerantes à base de cola e de guaraná, ginseng), tabagismo.

Assistir televisão antes de dormir. As pessoas com depressão sofrem com muitos pesadelos e idéias fixas relacionadas com o trabalho e as dificuldades do dia-a dia. Essas devem procurar um médico para usar um indutor suave do sono.

Recém-nascido = aproximadamente 16 horas de sono
De 1 a 3 anos = 12 a 15 horas de sono
De 3 a 7 anos = 10 a 11 horas de sono
De 7 a 12 anos = 9 a 10 horas de sono
Adolescentes = 8 a 9 horas de sono
Adultos = 7 a 8 horas de sono
Idosos = 5 a 7 horas de sono


PROFESSOR DR. JOSÉ KNOPLICH
Reumatologista, Doutor em Saúde Pública
pela Universidade de São Paulo, autor de vários livros,
dentre os quais o "Viva Bem com a Coluna que Você Tem", na 31ª edição com 190 mil livros vendidos.
http://knoplich.sites.uol.com.br/

Fonte: www.socimol.com.br/nova/dicas/default23.asp

Excesso de esforço provoca "acidente de trabalho" para halterofilista

Um levantador de peso, não-identificado para não lhe causar constrangimentos, viveu momentos dramáticos após um esforço maior para levantar a barra.

O esforço teria sido tão grande que seus órgãos internos foram empurrados para baixo e para fora, através do ânus. O atleta profissional teria sido obrigado a permanecer na posição que você o verá abaixo durante mais de trinta minutos.

O peso teria sido retirado de suas mãos por quatro assistentes, que estavam por perto. Médicos queo atenderam teriam descrito o incidente como "prolapso explosivo grave do intestino". Foi necessária uma cirurgia e o pobre homem teve de passar duas semanas imobilizado com as pernas para cima, para que os órgãos internos voltassem à posição normal.

A foto é impressionante.

http://www.picarelli.com.br/arquivo193/acidente_halterofilismo.htm

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

- Mestre, como faço para me tornar um sábio?
- Boas escolhas.
- Mas como fazer boas escolhas?
- Experiência – diz o mestre.
- E como adquirir experiência, mestre?
- Más escolhas.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Saltadora alemã de destaque troca de sexo

Segunda melhor saltadora da Alemanha segundo o ranking do país, Yvonne Buschbaum, de 28 anos, concluiu nesta terça-feira uma operação de mudança de sexo e passou oficialmente a se chamar Balian.

Buschbaum, terceira colocada do Campeonato Europeu de salto com vara em 1998 e 2003, é considerada uma das melhores representantes alemãs nessa modalidade em todos os tempos. Em novembro do ano passado, porém, ela havia anunciado sua aposentadoria, já que sua carreira ficaria impossibilitada pela presença de testosterona em seu corpo. No último mês de janeiro, foi confirmada a realização da cirurgia e a mudança de nome, que se oficializaram nesta terça em Postdam, na Alemanha.

Em seu site, a atleta que também foi sexta colocada dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, comentou a felicidade de viver seus primeiros momentos como homem. “Hoje despertei em liberdade. O céu está aberto. Estou voando sobre as nuvens da minha liberdade e devo aterrissar em breve”, escreveu Buschbaum, quarta colocada do ranking da Federação Internacional de Atletismo (ITF) há quatro anos.

UM NAVIO NAUFRAGA, NO MEIO DO OCEANO ATLANTICO.
MORRE QUASE TODOS, SÓ SE SALVA UM MINEIRO ( ÍLICINEA), UM MATOGROSSENSE (RONDONOPOLIS) E UM PAULISTA (SANTOS). ELES NADARAM ATÉ CHEGAR EM UMA ILHA; CHEGARAM NA ILHA OS NATIVOS NAO QUERIAM QUE ELES FICASSEM NA ILHA!
NATIVO: VOCES NÃO PODEM FICAR AQUI!
OS TRES: MAS SE VOLTARMOS MORREREMOS NO MAR!
NATIVO: PRA VOCES FICAREM VOCES TERÃO DE IR PARA O MATO E ME TRAZER DUAS FRUTAS CADA UM!
ENTAO FORAM OS TRES PARA O MATO.
DEPOIS DE DUAS HORAS VEIO O MINEIRO COM UMA UVA E UMA AMEIXA.
NATIVO FALOU; ENFIA ESSAS DUAS FRUTAS NO CÚ , SE RIR MORRE!
AI O MINEIRO VAI E COLOCA A AMEIXA E QUANDO ESTAVA COLOCANDO A UVA ELE RIR E FOI DECAPITADO!
UMA HORA DEPOIS VEM O MATOGROSSENSE COM UMA MAÇÃ E UMA LARANJA. O NATIVO FALOU MESMA COISA PRA ELE.
AI NO MAIOR DOS SACRIFICIOS CONSEGUIU COLOCAR A MAÇÃ E QUANDO ESTAVA NA METADE DA LARANJA O MATOGROSSENSE CAI NA GARGALHADA. FOI DECAPITADO!
O MATOGROSSENSE SE ENCONTRA COM O MINEIRO NO ALÉM E PERGUNTA. PQ VC RIU? O MINEIRO RESPONDE : TINHA COLOCADO A AMEIXA E QUANDO ESTAVA COLOCANDO A UVA A CASQUINHA ESTOROU E FEZ COSQUINHA . MAS E VC MATOGROSSENSE? AH! EU COLOQUEI A MAÇÃ NA MAIOR SACRIFICIO , QUANDO ESTAVA QUASE ENTRANDO A LARANJA ME VEM O PAULISTA CORRENDO FELIZ DA VIDA COM UMA JACA E UM ABACAXI NA MÃO!!!!

meteorologia

Abelhas agem como humanos sob o efeito da cocaína

Insetos ficam mais comunicativos e energéticos sob o efeito da droga.

Um estudo australiano sugere abelhas agem como humanos sob o efeito da cocaína.

Publicada na edição dessa semana da revista científica Journal of Experimental Biology, a pesquisa visa analisar o funcionamento do cérebro das abelhas.

Os cientistas aplicaram uma pequena dose de uma solução de cocaína nas costas das abelhas e observaram o comportamento dos insetos. Eles monitoraram especialmente o comportamento das abelhas depois de procurarem e encontrarem comida.

Após a dose de cocaína, as abelhas passaram a se engajar em uma energética rotina de danças - uma forma de querer se comunicar intensamente com suas companheiras. Mais tarde, em outro experimento, os cientistas também descobriram que, a exemplo do que ocorre em seres humanos, as abelhas também sofrem de crise de abstinência quando deixam de receber doses habituais de cocaína.

'Recompensa'

"Quando as abelhas encontram uma boa fonte de pólen ou néctar, elas voam de volta à colméia e fazem uma dança simbólica para as outras abelhas - essa é uma forma especial de comunicação para contar aos outros sobre a recompensa que encontraram", explicou Andrew Baron, que coordenou o estudo.

Segundo os cientistas, depois de receber uma dose de cocaína, as abelhas apresentavam danças muito mais energéticas para as companheiras de colméia e demonstravam mais entusiasmo sobre a descoberta de comida.

O estudo sugere que isso acontece porque a cocaína afeta o "processo de recompensa" no cérebro das abelhas, provocando a produção de um químico chamado octopamina - substância semelhante à dopamina, precursor natural da adrenalina - nos humanos.

"Você pode até pensar que abelhas e humanos não têm muito em comum, mas acontece que existe uma coisa que leva ambos a se comportarem da mesma maneira: nossa paixão pelas recompensas", disse Baron.

Abstinência

Os cientistas também analisaram o efeito do uso prolongado da droga nos insetos.

Para chegar aos resultados, Baron e sua equipe administraram doses diárias de cocaína nas abelhas durante uma semana. Durante esse período, os cientistas realizaram testes de aprendizado com os insetos, fazendo com que as abelhas distinguissem dois cheiros diferentes.

Enquanto estavam sob o efeito da droga, as abelhas desempenhavam bem o teste. No entanto, ao final da semana, quando os cientistas pararam com as doses, as abelhas sofreram uma espécie de "crise de abstinência" e tiveram um desempenho ruim nos testes.

"Com a administração contínua da droga, houve um impacto no desempenho da aprendizagem das abelhas, mas quando o tratamento foi encerrado, elas apresentaram dificuldades em aprender a tarefa - assim como quando os humanos entram em abstinência", disse Baron.

Ele explica que o próximo passo da pesquisa será analisar a tolerância e sensibilidade das abelhas à cocaína.

Segundo ele, o estudo pode ainda fazer com que as abelhas "se tornem uma alternativa mais ética" aos ratos e camundongos em experimentos que envolvem o uso de drogas.

Theodoro é o cara!

>>Um casal vai passar a lua de mel em Valinhos e, de repente, se vêem
>>perdidos em um bairro decadente. Após andar um tempo, passam por
>>uma casa de espetáculos pornô onde está anunciado:
>>HOJE, O FABULOSO THEODORO...!
>>
>>Curiosos, resolvem entrar para conhecer.
>>Após algumas representações, é anunciado o FABULOSO THEODORO,
>>que entra sob grande aplauso. Começa então a apresentação:
>>Vem para a cama uma louraça, que ele traça;
>>Vem em seguida uma morenaça, que ele traça também;
>>E aí vem uma ruivaça, e ele traça...
>>
>>O público aplaude efusivamente.
>>
>>Os dois já concordam que o cara deve estar esgotado, mas depois da
>>última
>>mulher, escuta-se o rufar de tambores e entra uma pessoa com uma
>>mesinha
>>com 3 nozes.
>>
>>Theodoro então, com o pinto, quebra as três nozes com três
>>pancadas
>>precisas.
>>
>>O público vai então à loucura, aplaudindo de pé.
>>
>>Vinte e cinco anos depois, o casal decide comemorar as bodas de
>>prata em Valinhos, para recordar os velhos tempos... Chegando lá
>>têm a
>>idéia de refazer o percurso que fizeram e acabam encontrando a
>>mesma casa
>>de
>>espetáculo, agora bem mais decadente, e para a surpresa dos dois,
>>tinha
>>ainda na porta
>>o mesmo cartaz anunciando: HOJE, O FABULOSO THEODORO...!
>>
>>Movidos pela curiosidade, vão então assistir o espetáculo e vêem o
>>mesmo
>>cara,
>>já um senhor, traçando todas com a mesma energia. Ao final, quando
>>os
>>tambores
>>começam a tocar, entra a pessoa com a mesinha, agora com três
>>cocos, que ele
>>quebra
>>da mesma forma que antes. Admirados e surpresos, vão ao camarim
>>conversar
>>com o
>>Theodoro e perguntam sobre a mudança de nozes para cocos, e o ator
>>responde:
>>
>>-"Vejam o que não faz a idade... Velhice é mesmo uma coisa terrível. Eu

tive que
>>trocar para
>>cocos porque, depois de uma certa idade, a vista ficou fraca e eu
>>não
>>conseguia
>>mais acertar as nozes...".
>>
>>Esse é o cara!

LivRe! Portal para 2247 periódicos de livre acesso na Internet

Segue um site de periódicos gratuitos na Internet. É organizado pelo Cnen, órgão do Ministério da Ciencia e Tecnologia.
Reúne mais de 2.000 periódicos de consulta gratuita, em sua maioria de caráter científico e acadêmico.

http://livre.cnen.gov.br/
O cara chegou no bar e gritou:
- Me vê uma pinga aí!
O balconista encheu o copo e advertiu:
- Aqui, todo mundo que toma pinga joga um pouco no chão e oferece pro santo!
O freguês deu uma banana com o braço.
- Pro santo, eu dou uma banana!
No mesmo instante, o braço do cara endureceu de tal forma que não se mexia.
- O que aconteceu? - gritou o homem, desesperado.
- O senhor ofendeu o santo e ele o castigou. Mas como é a primeira vez que
o senhor vem ao bar, vou resolver isso. O balconista chamou todos os
fregueses e pediu que rezassem. O braço do sujeito foi voltando ao normal.
Um velhinho, que viu tudo, ficou impressionado. Foi ao balconista e pediu
uma pinga. Tomou tudo de uma vez.
O balconista perguntou:
- E pro santo?
O velhinho abaixou as calças e tirou o danado pra fora:
- Aqui, pro santo, ó!
O danado do velhinho endureceu na hora.
O velhinho sacou uma arma e gritou:
- Se alguém rezar aqui, eu mato!

Como chegar bêbado em casa

Método errado:
1. Tirar os sapatos antes de entrar;
2. Subir a escada sem fazer barulho;
3. Tirar a roupa no banheiro;
4. Entrar no quarto bem devagarinho.
Resultado: a tua mulher, te esperando acordada, te enche de porrada!!!

Método certo:
1. Chegar cantando pneu, dando aquela freiada escandalosa;
2. Bater a porta do carro violentamente;
3. Subir a escada pisando forte, chutando o corrimão;
4. Tirar a roupa e os sapatos e jogar tudo contra a porta do armário;
5. Pular na cama e falar: "Amor, hoje eu quero a bundinha!!!
Resultado: ela finge que está dormindo...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Dubai irá deportar 40 turistas gays

Em Dubai, Emirados Árabes, 40 homens gays que foram presos em lugares abertos como shoppings e praias por "atos imorais" tiveram sua deportação ordenada segundo o jornal "Emarat Al-Youm".

Está ocorrendo na ilha uma campanha nacional contra a indecência. A maioria dos detidos são turistas ocidentais e asiáticos.

Pra Mulherada : Mosquito Assassino

Divulgando informação de utilidade pública:

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:


'ENXUGUE BEM A CINTURA DEPOIS DO BANHO...

....POIS O MOSQUITO DA DENGUE E DA FEBRE AMARELA SE REPRODUZEM EM PNEUS MOLHADOS'.


Não adianta xingar, eu também recebi!!!

Análise de Investimento

Subject: Análise de Investimento


Publicado em um site financeiro.

Uma mulher escreveu pedindo dicas sobre como arrumar marido rico. Só isso já
é engraçado, mas o melhor da história é que um cara deu a ela uma resposta
muito bem fundamentada.

Dela:
'Sou uma garota linda (maravilhosamente linda) de 25 anos. Sou bem
articulada e tenho classe.
Estou querendo me casar com alguém que ganhe no mínimo meio milhão de
dólares por ano. Tem algum homem que ganhe 500 mil ou mais neste site? Ou
esposas de gente que ganhe isso e possa me dar algumas dicas?
Já namorei homens que ganham por volta de 200 a 250 mil, mas não consigo
passar disso, e 250 mil não vão me fazer morar em Central Park West.
Conheço uma mulher da minha aula de ioga que casou com um banqueiro e vive
em Tribeca, e ela não é tão bonita quanto eu, nem é inteligente. Então, o
que ela fez de certo que eu não fiz? Como eu chego ao nível dela?'
Rafaela S.

Dele:
'Li sua consulta com grande interesse, pensei cuidadosamente no seu caso e
fiz uma análise da situação. Primeiramente, não estou gastando o seu tempo,
pois ganho mais de 500 mil por ano.
Isto posto, considero os fatos da seguinte forma: o que você oferece, visto
da perspectiva de um homem como você procura, é simplesmente um péssimo
negócio. Eis o porquê: deixando as firulas de lado, o que você sugere é uma
negociação simples. Você entra com sua beleza física e eu entro com o
dinheiro.
Proposta clara, sem entrelinhas.
Mas tem um problema. Com toda certeza, a sua beleza vai decair e um dia
acabar, e o mais provável é que o meu dinheiro continue crescendo.
Assim, em termos econômicos, você é um ativo sofrendo depreciação, e eu sou
um ativo rendendo dividendos. Você não somente sofre depreciação como essa
depreciação é progressiva, sempre aumenta ! Explicando, você tem 25 anos
hoje e deve continuar linda pelos próximos 5/10 anos, mas sempre um pouco
menos a cada ano, e de repente, se você se comparar com uma foto de hoje,
verá que já estará um caco. Isto é, você está hoje na 'alta', na época ideal
de ser vendida, não de ser comprada.

Usando o linguajar de Wall Street, quem a tem hoje deve tê-la em 'trading
position' (posição para comercializar) , e não de 'buy and hold' (compre e
retenha), que é o para quê você se oferece...

Portanto, ainda em termos comerciais, casamento (que é um 'buy and hold')
com você não é um bom negócio a médio/longo prazo, mas alugá-la pode ser, e,
em termos sociais, um negócio razoável de que podemos cogitar é namorar.
Cogitar...

Já cogitando, e para certificar-me do quão 'articulada, com classe e
maravilhosamente linda' você seja, eu, provável futuro locatário dessa
'máquina', quero o que é de praxe: fazer um 'test drive...'

Peço marcar.'

Maconha pode 'encolher o cérebro', dizem cientistas

Fumar maconha com freqüência e por um tempo prolongado pode encolher partes do cérebro que governam memória, emoções e agressão, segundo um estudo publicado no Archives of General Psychiatry.

Os cientistas usaram exames de imagens obtidas por ressonância magnética para mapear o cérebro de pessoas que haviam admitido fumar mais de cinco cigarros de maconha por dia por um período de pelo menos dez anos e compararam as imagens com as do cérebro de pessoas que nunca usaram a droga.

Os que fumavam maconha regularmente tinham um hipocampo (parte do cérebro envolvida no desenvolvimento de emoção e memória) 12% menor e uma amígdala cerebelar (que tem um papel no controle do medo e da agressão) 7% menor.

Quinze usuários de maconha e 16 pessoas que não fumavam a droga participaram do estudo liderado por Murat Yücel, da Universidade de Melbourne, na Austrália.

"Ainda que o uso moderado não leve a efeitos neurotóxicos significativos, os resultados sugerem que o uso diário em excesso pode ser tóxico ao tecido do cérebro humano", diz o estudo.

Os usuários de maconha também tiveram um pior desempenho em testes de memória verbal - sem uma correlação com o tamanho das partes do cérebro avaliadas - e tinham mais propensão a sintomas leves de doenças psiquiátricas como esquizofrenia.

Mulher frígida...

MULHER QUE NAO GOSTA DE TRANSAR...


Dois amigos se encontram no bar. Um deles está com um olho roxo.
- O que foi que te aconteceu? - pergunta o outro.
- Eu levei um frango congelado na cara, só isso!
- Mas como foi que aconteceu isso?
- É que ontem minha mulher estava de mini-saia e com a calcinha toda enfiada, cê sabe que ela tem aquele bundão gostoso, né... então.... aí ela se abaixou no congelador para pegar alguma coisa.
Eu estava atrás dela e não resisti, agarrei ela ali mesmo.
- Sério? questiona o amigo.
- Claro! E ela não queria, se remexia, e eu fiquei com mais tesão
ainda, e mais ela gritava, gemia e eu continuava...
- Pô!
- E ela se debatia como uma louca, e eu cada vez com mais tesão...
- Só estou imaginando a cena! - diz o outro, já excitado.
- E então começou a se encaixar e a entrar e a entrar, enquanto eu transava, ela conseguiu pegar um frango congelado e o jogou na minha cara!
- Mas que coisa! Tua mulher não gosta de transar?
- Ela achou que o Carrefour não era um lugar adequado...

Essa é de LOUCO.

http://www.quizyourprofile.com/guessyournumber.swf

BOM, RUIM e TERRÍVEL...

BOM: Você decide não ter mais filhos.
RUIM: Não encontra as pílulas anticonceptivas.
TERRÍVEL: Elas estão com a sua filha

BOM: Sua esposa está grávida.
RUIM: São quadrigêmeos.
TERRÍVEL: Você fez vasectomia ano passado e não contou.

BOM: Sua esposa não fala mais com você.
RUIM: Ela quer o divórcio.
TERRÍVEL: Ela é advogada.

BOM: Seu filho passou da puberdade.
RUIM: Ele está envolvido com a vizinha da frente.
TERRÍVEL: Você também está.

BOM: Seu filho fica muito tempo trancado no quarto estudando.
RUIM: Você encontra uma porção de filmes pornôs embaixo da cama.
TERRÍVEL: Você e sua esposa aparecem na maioria das fitas.

BOM: Seu outro filho está namorando alguém.
RUIM: Trata-se de outro homem.
TERRÍVEL: É o "seu" chefe, lá no emprego novo.

BOM: Seu marido entende de moda feminina.
RUIM: Usa a sua roupa.
TERRÍVEL: Fica melhor nele que em você.

BOM:Você decide dar aula de educação sexual para a sua filha.
RUIM: Ela te interrompe várias vezes.
TERRÍVEL: Corrigindo você.

BOM: Sua filha arranjou seu primeiro emprego.
RUIM: De prostituta.
TERRÍVEL: Seus colegas do futebol e do trabalho estão todos ficando
clientes dela.
PIOR AINDA: Ela está ganhando 10 vezes mais que você e disse que vai
reformar a casa e te dar um carro novo.

BOM: Você arranjou uma gata quente para bater papo via MSN... começou
no erótico, partiu pra sacanagem e descambou na pornografia pura.
RUIM: não agüentando de tesão você resolve se revelar. Ela responde
que te conhece e que não vai dar para continuar por que você não passa de um
canalha.
TERRÍVEL: Era sua sogra.

MORAL DA HISTÓRIA: Tá ruim, meu irmão? Não reclama não..

GALINHA REVOLTADA

>>Deus criou o mundo em 7 dias; depois dedicou-se a ouvir as
>>reclamações.
>>A primeira foi a girafa:
>>Deus! Que sacanagem é esta? Este meu pescoço enorme é ridículo!
>>Calma D.Girafa! Tudo foi bem pensado. Com esse pescoço
>>Comprido, além de a Sra. poder comer as folhas mais tenras, vai
>>poder
>>perceber a aproximação do inimigo antes dos outros e assim se
>>defender.
>>A girafa ouviu e ficou convencida de que Deus, afinal,
>>Tivera uma boa idéia.
>>depois entrou o elefante, injuriado:
>>Puxa vida, Deus! Eu sou enorme de gordo e tenho esta tromba toda
na
>>minha
>>Cara.Isto é sacanagem!
>>Pacientemente, explicou:
>>- Com esse tamanho todo, nem o Leão, que é o rei da selva, terá
>>coragem de
>>Te enfrentar e, além do mais, graças a essa tromba, você é o
único
>>animal
>>Que pode tomar banho de chuveirinho...
>>O elefante ponderou e chegou à conclusão que Deus tinha razão.
>>Terceiro bicho da fila era a galinha, que já entrou metendo o pé
na
>>porta:
>>- Nem vem com explicações! Ou aumenta o cu, ou diminui o ovo!!!

Regras Incontornáveis da Vida

01. Se você for cabeça aberta demais, seu cérebro pode acabar caindo.

02. A idade é um preço alto demais a ser pago pela maturidade.

03. Ir à igreja não faz de você um cristão mais do que ficar em uma garagem te faz um carro.
04. A Inteligência Artificial não é páreo para a estupidez natural.
05. Se tiver de escolher entre dois males, fique com aquele que você ainda não cometeu.
06. Ninguém tem a mínima evidência de que a vida é séria.
07. É mais fácil obter perdão do que permissão.
08. Para cada ação, há um programa governamental oposto e com a mesma força.
09. Se sua aparência é a mesma da foto de seu passaporte, provavelmente você precisa da viagem.
10. As contas viajam através do correio no dobro da velocidade dos cheques.
11. Consciência é o que dói quando todas as outras partes se sentem bem.
12. Coma bem, permaneça magro, não fume, faça exercícios regularmente e morra de qualquer forma.
13. Homens são da Terra. Mulheres são da Terra. Conviva com isso.
14. Nenhum marido foi morto enquanto lavava os pratos.
15. Alimentação balanceada significa um biscoito em cada uma das mãos.
16. As oportunidades sempre parecem maiores indo do que vindo.
17. Lixo é aquilo que você manteve por anos e joga fora três semanas antes de finalmente precisar.
18. Há sempre um imbecil a mais do que aqueles que você contou.
19. A experiência é algo maravilhoso. Te torna apto a reconhecer um erro quando você volta a cometê-lo.
20. Não deves pesar mais do que seu refrigerador.
21. Alguém que pensa de maneira lógica é um contraste interessante com o mundo real.
22. Aprenda com os erros dos outros. Você não vai viver o suficiente para cometê-los todos você mesmo.

A MELHOR DESCULPA

O executivo saiu do escritório as 18h, quando viu sua secretária no ponto de ônibus. Estava caindo a maior chuva. Ele parou e perguntou:

- Você quer uma carona?
- Claro..., respondeu ela, entrando no carro.

Chegando no edifício onde ela morava, ele parou o carro para que ela saísse e ela o convidou para entrar.

- Não quer tomar um cafezinho, um whisky, ou alguma coisa?
- Não, obrigado, tenho que ir para casa...
- Imagine, o Sr. foi tão gentil comigo, suba um pouquinho.

Ele subiu, atendendo ao pedido da moça. Ao chegarem lá, enquanto ele tomava seu drink, ela foi para o quarto enxugar-se e voltou, toda gostosa e perfumada. Deixou antever um
belíssimo par de coxas debaixo do babydoll, escondendo uma escultural bunda, das mais desejadas. A lingerie fio dental que usava, inspirava que a noite poderia ser inimaginável!!

Depois de alguns drinks, quem pode agüentar?
Ele caiu literalmente... transou com a secretária de todas as formas possíveis. Estava bom DEMAIS !!!

Após intensa atividade sexual, acabaram adormecendo. Por volta das 6h da manhã, ele acordou e olhou no relógio. O maior susto!!!...

Pegou o telefone, discou o número de sua casa e aos berros, disse a quem atendeu:

- NÃO PAGUEM O RESGATE !!! EU CONSEGUI FUGIR !!!.......

67% dos cursos com piores notas no Enade oferecem bolsas do ProUni

De um total de 96 cursos superiores de instituições particulares que obtiveram nota um – a mais baixa possível – no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), 67% deles estão credenciados pelo Ministério da Educação para oferecer bolsas de estudo a alunos de baixa renda no Programa Universidade para Todos (ProUni). É o que aponta levantamento feito pela Agência Brasil. Da lista dos 127 cursos com nota 1 foram excluídas 31 universidades públicas que, por sua natureza, não fazem parte do programa.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o problema acontece porque, de acordo com a lei do ProUni, a instituição só pode ser descredenciada após dois resultados ruins no Enade. Mas como cada área é avaliada de três em três anos, há a possibilidade de os cursos mal avaliados receberam alunos pelo ProUni durante esse período.

“Como o ciclo [avaliativo] foi iniciado com uma portaria em fevereiro de 2007, ele precisa se completar. Essa exigência de qualidade na educação superior ainda está passando por uma transição, mas com um ou dois anos estará sendo aplicada de maneira irreversível. Por enquanto, nós trabalhamos nos limites do marco estabelecido pelo Poder Legislativo”, afirma a secretária de Ensino Superior do ministério, Maria Paula Dallari Bucci.

Para o professor da Universidade de São Paulo (USP) Romualdo Oliveira, especialista em ensino superior, a lei que regula o programa é falha por não apresentar nenhuma exigência de desempenho mínimo dos cursos credenciados. Em troca da oferta de bolsas integrais e parciais, as instituições privadas de ensino recebem incentivos fiscais por parte do governo. Romualdo defende que o acesso a cursos de má qualidade, por meio do ProUni, pode prejudicar o futuro dos bolsistas.

“É uma contradição porque o governo está financiando cursos de baixa qualidade, o que provavelmente vai resultar em uma exclusão do aluno no futuro em termos de mercado. Você protela o desemprego”, avalia.

A secretária Maria Paula ressalta que as bolsas adicionais que não recebem contrapartida do governo, previstas em portaria do MEC, não podem ser oferecidas por cursos de nota 1 e 2. “A leitura que deve ser feita não é a de que vamos esperar dois ciclos avaliativos de braços cruzados. Ao longo desse tempo, todas as medidas previstas na lei já estão sendo implementadas. Os cursos estão sendo chamados para assumir termos de saneamento e, em alguns casos, com corte de vagas. A exigência de qualidade virá por todos os instrumentos e todas as oportunidades que a lei faculta”, justificou Maria Paula.

Na opinião do professor Oliveira, sem uma cláusula de barreira para garantir a qualidade do ensino oferecido aos alunos, o programa “vende gato por lebre”. “Eu tenho uma crítica ao próprio programa, não acho que seja uma alternativa de viabilização de acesso ao ensino superior justamente porque subsidia cursos de má qualidade. Seria mais eficiente usar esses recursos para a expansão do ensino superior público, porque nesse há garantia de uma boa educação”, defende.

A secretária recomenda aos candidatos de bolsas no ProUni que procurem saber mais sobre a qualidade do curso antes de se inscrever. "Já que a questão econômica está equacionada, o bolsista, ao fazer a sua escolha, não precisa escolher o curso olhando se ele poderá ou não pagar a mensalidade. Ele deve observar se o curso atende à demanda dele e se é qualificado, se informar para saber se aquele é um bom curso, porque é a formação dele que está em jogo", indica.

Desde a criação do ProUni, em 2005, já foram distribuídas mais de 430 mil bolsas. Para concorrer, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública. As bolsas parciais, que custeiam 50% do valor da mensalidade, podem ser pleitadas por estudantes cuja renda per capita familiar é de até três salários mínimos. Já as bolsas integrais são restritas a alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Na última edição do programa, cujas inscrições encerraram-se na segunda-feira (15) da semana passada, foram oferecidas 56 mil bolsas. A uma semana do término das inscrições, os candidatos passavam de 320 mil.

Frase da semana!

"O Amor é como capim. Vc planta, ele cresce.... Aí vem uma vaca e acaba com tudo!"
Dois advogados encontram-se no estacionamento de um MOTEL e reparam que um está com a mulher do outro... Logo após alguns instantes de saia justa,um diz ao outro, em tom solene e respeitoso...
- Caro colega, creio eu que o correto seria que a minha mulher venha comigo no meu carro, e a sua mulher volte com Vossa Senhoria no seu...

No que responde o outro solenemente....

- Concordo plenamente caro colega que isso seria o "correto", mas não seria "justo", levando-se em consideração que vocês estão saindo, e nós estamos chegando...

Revista elege Lula o 18º mais influente do mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito a 18ª pessoa mais influente do mundo pela revista americana Newsweek. A relação, que lista 50 personalidades mundiais, foi publicada na edição online do semanário. Em primeiro lugar aparece o presidente eleito nos Estados Unidos, Barack Obama.

» Newsweek elege Obama o mais influente
» Opine sobre a lista da Newsweek
» vc repórter: mande fotos e notícias

A publicação atribui a Lula o fato de o Brasil ter atualmente "a menor taxa de inflação nos países em desenvolvimento, além de possuir hoje US$ 207 bilhões em reservas internacionais". "Graças à política fiscal de Lula, o Brasil está hoje entre as economias emergentes mais saudáveis do mundo", diz a revista.

Aparecem à frente de Lula personalidades como o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que inicia hoje sua última visita oficial ao Brasil como líder da União Européia.

Também estão à frente de Lula a presidente alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e a senadora e ex-primeira dama dos EUA, Hillary Clinton.

Já o criador da Microsoft, Bill Gates, aparece quatro posições atrás de Lula na listagem.

Confira abaixo a relação das 50 pessoas mais influentes do mundo segundo a Newsweek:

1. Barack Obama
2. Hu Jintao
3. Nicolas Sarkozy
4. Ben Bernanke
5. Jean-Claude Trichet
6. Masaaki Shirakawa
7. Gordon Brown
8. Angela Merkel
9. Vladimir Putin
10. Abdullah bin Abdulaziz Al-Saud
11. Ayatollah Ali Khamenei
12. Kim Jong Il
13. Hillary Clinton
14. Bill Clinton
15. Timothy Geithner
16. Gen. David Petraeus
17. Sonia Gandhi
18. Luiz Inácio Lula da Silva
19. Warren Buffett
20. Gen. Ashfaq Parvez Kayani
21. Nuri al-Maliki
22. Bill Gates
23. Melinda Gates
24. Nancy Pelosi
25. Khalifa bin Zayed Al Nahyan
26. Mike Duke
27. Rahm Emanuel
28. Eric Schmidt
29. Jamie Dimon
30. David Axelrod
31. Valerie Jarrett
32. Dominique Strauss-Kahn
33. Rex Tillerson
34. Steve Jobs
35. John Lasseter
36. Michael Bloomberg
37. Pope Benedict XVI
38. Katsuaki Watanabe
39. Rupert Murdoch
40. Jeff Bezos
41. Shahrukh Khan
42. Osama bin Laden
43. Hassan Nasrallah
44. Dr. Margaret Chan
45. Carlos Slim Helú
46. The Dalai Lama
47. Oprah Winfrey
48. Amr Khaled
49. E. A. Adeboye
50. Jim Rogers

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Edgard Morin: O essencial renegado à marginalidade

Edgard Morin, pensador francês de 86 anos, fala em tom cadenciado. Recentemente, durante cerimônia que lhe conferiu o título de doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Morin exibiu um semblante risonho, sereno, e agraciou os presentes com breves palavras num português perfeitamente inteligível.

Passado o calor da longa salva de palmas,Terra Magazine dirigiu-se a Morin, um dos mais influentes expoentes do pensamento contemporâneo nas ciências humanas. Buscava extrair-lhe alguma reflexão sobre o fenômeno que devastou mercados, abalou governos e levou um monstruoso sistema à própria contradição.

Geografia humana, etnografia, pré-história, história contemporânea, psicologia infantil, psicanálise, história das religiões, ciência das mitologias, história das idéias, arte, filosofia, ética, lógica, linguagem, método...

Crise econômica.

Morin é referência em inúmeros campos do conhecimento humano, e não se esquiva da indagação que lhe impele a refletir sobre os desdobramentos da atual crise financeira e econômica que assusta a tantos.

O O filósofo francês não divaga, nem entra no campo das previsões. Ele enxerga a questão do ponto de vista do pensamento. É conciso em sua crítica:

- Isto é um sistema que deve ser reformado. Não é apenas por causa do sistema econômico, mas também devido ao sistema de educação, que o pensamento sobre os problemas essenciais torna-se difícil. Este tipo de pensamento fica renegado a uma posição marginal.

Combatente nos anos da resistência francesa aos nazistas da Segunda Guerra Mundial, durante a década de 40 afinava-se ao Partido Comunista, até que divergências sobre preceitos stalinistas o fizeram sair do partido. Apadrinhado Maurice Merlau-Ponty, Pierre Georges e Vladmir Jankélévitch, nos anos 50 Edgard Morin foi aceito no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, da sigla em francês), instituto do qual se tornou diretor emérito em 2002. Morin também fundou a Associação para o Pensamento Complexo. Todavia, ele é simples ao concluir sua crítica:

- Então, eu penso de que de um lado temos o sistema econômico, que busca antes de tudo o lucro. E, de outro lado, temos um sistema de educação que impede o pensamento - arremata.

E se perde outra vez em meio a um mar de pedidos por flash e autógrafos.

Fluoxetina melhora humor de pacientes com depressão

São Paulo - "Lenina, depois desse dia cheio de coisas estranhas e de horrores, sentia-se com direito a um descanso completo e absoluto. Mal chegaram à hospedaria, tomou seis comprimidos de meio grama de soma, deitou-se na cama e ao cabo de dez minutos vagava numa eternidade lunar.

Passar-se-iam pelo menos dezoito horas antes que voltasse ao mundo real." ("Admirável Mundo Novo"- Aldous Huxley- publicado pela primeira vez em 1932).

O final do século passado ficou conhecido, no âmbito da medicina, como a década do cérebro. Tecnologias de ponta em diversas áreas da ciência contribuíram para um grande avanço no conhecimento da fisiologia cerebral, permitindo uma melhor compreensão de emoções, comportamentos e doenças a partir de fenômenos químicos que ocorrem na intimidade dos neurônios.

Desvendados e mapeados os caminhos metabólicos, entra em cena a moderna bioquímica que, num verdadeiro processo de carpintaria molecular, deixa de lado o acaso, a sorte ou o acidente e vai sintetizar um novo e específico remédio para atuar exatamente onde está a origem do problema.

Foi dessa forma que surgiu a fluoxetina, medicamento que aumenta a quantidade e a disponibilidade de serotonina cerebral, melhorando o humor de pacientes com depressão e controlando sintomas obsessivos - compulsivos presentes em algumas enfermidades psiquiátricas. Como a fluoxetina, existem, hoje, numerosas substâncias que interferem na fisiologia cerebral e, por isso, induzem o sono, reduzem a ansiedade e a angústia, acalmam os mais agitados, aceleram os mais vagarosos.

Enfim, esta enxurrada de psicofármacos disponíveis é capaz de interferir nos sentimentos, no discernimento, nas atitudes, na fome e até nas "cores" com que os fatos da vida se nos apresentam.

São inegáveis os benefícios que tais medicamentos podem trazer aos pacientes portadores de depressão severa, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), síndrome do pânico, distúrbios de atenção e outras graves enfermidades mentais.

Por outro lado, chama a atenção o outro extremo deste importante avanço que estes novos produtos da criação humana representam para o tratamento de pessoas que realmente se encontram necessitadas de intervenção médica: o uso indevido e leviano de tais substâncias.

Continuando no exemplo da fluoxetina, no mundo todo, são aviadas mais de um milhão de receitas por mês e mais de 35 milhões de pessoas já usaram sua fórmula. Como qualquer remédio, ela apresenta possíveis efeitos colaterais e, entre os mais freqüentes, destacam-se: erupções cutâneas, diminuição importante do desejo sexual, inquietação psico-motora e diminuição do apetite.

A maioria dos pacientes com distúrbios de humor, de qualquer intensidade, procura em primeiro lugar um médico não especialista que, ou por impossibilidade de encaminhamento para um psiquiatra ou pela vontade de tratar mais rapidamente o queixoso, acaba receitando uma droga modificadora de humor. Assim, ocorrências normais na vida de qualquer pessoa como desentendimentos conjugais, luto e dificuldades financeiras que muitas vezes são necessárias para forjar a personalidade e o caráter do ser humano, ao invés de merecerem a devida abordagem são objeto de um tratamento químico inadequado e desnecessário.

Ao interferir na cadeia metabólica da serotonina, a fluoxetina e outros sucedâneos têm a capacidade de interferir diretamente na expressão da personalidade de quem está sob seu efeito modificando suas atitudes, pensamentos e palavras. Como disse uma paciente, observadora perspicaz, comentando sobre sua experiência com a fluoxetina: "Eu ficava com cara de paisagem quaisquer que fossem os acontecimentos à minha volta".

A manipulação genética dos seres vivos, do homem inclusive, desperta no mundo de hoje uma apaixonada discussão ética. Não seria o caso de discutirmos, também, a ética da manipulação química dos cérebros humanos?

(*) Walter Labonia Filho é médico e professor de Sivananda Yoga (walterlabonia@estadao.com.br)
(**) O conteúdo dos artigos médicos é de responsabilidade exclusiva dos autores.

Os 100 melhores personagens da história do cinema

http://br.noticias.yahoo.com/s/03122008/48/entretenimento-100-melhores-personagens-da-historia.html
Getty Images

Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock Rita Lee

http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/145029/

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ronaldo é o mais bonito do time, diz Miss Fiel


Como se não bastasse todo o furor por sua primeira aparição com a camisa do Corinthians, nesta sexta-feira, no Parque São Jorge, o atacante Ronaldo ainda conquistou a Miss Fiel, Ana Paula Minerato, que durante a apresentação do jogador à torcida, no gramado, recepcionou o novo ídolo e não escondeu a admiração pelo camisa 9.

» Veja fotos da apresentação de Ronaldo
» Veja mais fotos de Ronaldo no campo
» Assista o vídeo onde Ronaldo
não define sua data de estréia

» Baixe pôster de Ronaldo no Corinthians
» Comente a chegada de Ronaldo ao Corinthians

"Acho que atualmente o mais bonito do time é o Ronaldo. Ele é lindo, muito simpático", elogiou a Miss Fiel, 18 anos, eleita através de votação no site oficial do clube.

Aplaudida pelos torcedores presentes no Parque São Jorge, a musa alvinegra prevê a conquista de títulos com Ronaldo no elenco e não esconde a euforia ao prever o próximo ano.

"Com esse 2009 fenomenal, vai ser o maior orgulho. Aguardem que Paulista, Copa do Brasil e Brasileiro serão nosso. É 'nóis'", enfatizou Minerato.

E com Ronaldo no ataque e resultados positivos dentro de campo, a Miss Fiel quer estar ao lado dos fãs alvinegros na conquista dos títulos. "Foi uma batalha muito grande conseguir esse título. Eu sempre fui da torcida e agora quero lvar carinho a todos os corintianos", concluiu.

Censurado!

Está virando rotina. Mais uma biografia censurada no Brasil. Enquanto a lei que permite tal acontecimento não for revista, outros casos ainda podem acontecer. A própria editora que agora entrou com a ação para recolhimento de mais um livro, semanas depois se viu às voltas com um pedido de recolhimento de outro, no caso uma autobiografia que ofenderia a honra de uma terceira pessoa. A lei mencionada é a de número 10.406, de 2002, cujo artigo 20 dá brecha para que biografados e herdeiros consigam na Justiça impedir a circulação de biografias não autorizadas. Há inclusive um projeto de lei do deputado Antônio Palloci (PT-SP) a respeito em discussão para alterar o artigo acima citado, com um parágrafo que liberaria a divulgação de “informações biográficas sobre pessoas de notoriedade pública”. Biógrafos poderiam, assim, trabalhar sem a bênção do biografado ou de seus herdeiros – que ainda teriam resguardado o recurso à Justiça em casos de calúnia ou difamação.

Por ora, a situação é outra.

Depois da biografia a respeito do maior ídolo da música popular no Brasil, Roberto Carlos em detalhes (Planeta, 2006), de Paulo César Araújo – e de outras situações embaraçosas, como o caso da vida de Garrincha, Estrela solitária (Companhia das Letras, 1995), narrada por Ruy Castro –, agora a censura recai sobre a biografia a respeito João Guimarães Rosa, Sinfonia Minas Gerais: a vida e a literatura de João Guimarães Rosa (LGE, 2008), de Alaor Barbosa. E a ameaça ronda ainda a autobiografia de André Midani, Música, ídolos e poder. Do vinil ao download, sobre os anos à frente das principais gravadoras como executivo, esta publicada pela Nova Fronteira, editora que conseguiu o recolhimento do livro a respeito do mineiro, ao lado de outro processo movido pela filha do escritor, Vilma Guimarães Rosa.

Em setembro, o juiz Marcelo Almeida de Moraes Marinho, da 24º Vara Cível do Rio de Janeiro, ordenou o recolhimento das livrarias brasileiras de todos os exemplares de Sinfonia Minas Gerais. Segundo a Folha de S. Paulo (somente para assinantes), em 11 de outubro deste ano, “o juiz aceitou a argumentação de plágio e lesão de direitos autorais, contida no processo movido no primeiro semestre, por parte de Vilma Guimarães Rosa, que detém os direitos da obra de seu pai, e da editora Nova Fronteira, que publica parte dos títulos do escritor. Segundo o processo, além de ser uma biografia não-autorizada pela família, o livro de Barbosa contém erros históricos e traz 102 citações de Relembramentos, livro publicado originalmente em 1983 por Vilma”.

O diretor-executivo da Nova Fronteira, Mauro Palermo, esclarece que algumas notícias equivocadas circularam a respeito. Na verdade, trata-se de dois processos separados, um movido pela família de Rosa, outro pela editora. “No nosso caso, processamos porque o doutor Alaor Barbosa utilizou como base de sua biografia parcela muito grande, bem acima do bom senso, de um livro editado pela Nova Fronteira, Relembramentos, de Vilma Guimarães Rosa, relançado em 2008. A editora reclamou judicialmente deste excesso de extratos retirados de um segundo livro. Segundo o juiz, seria plágio. Ele inclusive se impressionou com a quantidade extrema utilizada. O outro processo, movido pela família de Guimarães Rosa, reclama que o doutor Alaor Barbosa não pediu autorização para escrever a respeito do escritor.” Sobre este outro processo, Palermo diz não poder se pronunciar.

Palermo reforça a distinção entre os processos: “São reclamações distintas, pelo teor de cada uma delas. Não há base jurídica que faça da Nova Fronteira a ‘dona’ da biografia de um autor publicado por ela. Se entrássemos com este argumento, perderíamos. Como foi a família que fez esta reclamação, o juiz deferiu o pedido”. Barbosa, porém, afirma o contrário: "Não existem dois processos contra o meu livro, ao contrário do que afirma o representante da Editora Nova Fronteira: existe uma única ação, proposta por esta editora e uma das filhas de João Guimarães Rosa. Uma única petição inicial, uma única ação, um único processo".

A advogada de Vilma, Suzana Paola Barbagelata Kleber, foi procurada para falar sobre o processo, e assim se manifestou: “Não tenho nada a acrescentar. Tudo o que falei foi deturpado, não quero dar prosseguimento”. Acrescentou ainda que, segundo a lei, não poderia falar. Questionada então porque havia conversado com outros jornalistas, disse que foi levada a fazê-lo. Informou que todas as informações estão no processo, que é público, de número 2008.001.177.396-5, na 24º. Vara da Comarca da Capital, Estado do Rio de Janeiro. E nos sugeriu procurar diretamente a sua cliente.

O Portal Literal procurou Vilma Guimarães Rosa, mas ela se encontra fora do país, e só retorna no fim do mês, quando voltaremos a procurá-la. Entre as perguntas que gostaríamos de fazer, estão estas: 1) Um dos argumentos para o pedido de recolhimento do livro é o fato de ser uma biografia não-autorizada. Porém, trata-se de algo garantido pela Constituição e pelo artigo 20 do Código Civil. Quais os demais argumentos?; 2) Para a senhora, “o que se pretende é mostrar que a biografia não está à altura de Guimarães Rosa”. Porém, qualidade estética nunca foi critério para a censura, não?; 3) Sobre o fato de colocar a família como única dona e herdeira da obra de Rosa, como se a memória e a vida do escritor de Cordisburgo fosse de sua propriedade, além de preocupante, não seria arrogante?

Segundo Alaor Barbosa, todas as citações foram creditadas, e a lei não fala em limite para elas. Sobre autorização para se escrever uma biografia, o Código Civil não as exige. “Acho que o projeto de lei Antônio Palocci torna mais explícito o que já está contido no Código Civil de 2002. O art. 20 do Código Civil não fala em biografias, e sim em "divulgação de escritos"; e não exige autorização prévia para se escrever e publicar textos. E se exigisse seria inconstitucional, ferindo o inciso IX do art. 5º da Constituição Federal de 1988”, diz o autor da biografia, que é advogado. Sobre o recolhimento do livro, Barbosa acrescenta: "não existe no direito brasileiro uma única norma que autorize proibição ou apreensão de livro. Vigora, nesta matéria, soberano e absoluto, o mesmo inciso IX do art. 5º da Constituição Federal, em consonância com numerosas declarações internacionais de direitos fundamentais".

Além de inconstitucional, seria lamentável e patético se só pudéssemos ler biografias autorizadas, a tecer loas e elogios sem fim aos biografados. Contanto que respeite a honra, sem caluniar, difamar ou injuriar, questões previstas na lei e passíveis de punição, não teria porque não termos o direito de falar e escrever, sobretudo a respeito de pessoas públicas.

O livro é um projeto antigo do também escritor. Já havia publicado um livro que focava no mais importante obra de Rosa, o clássico Grande sertão: veredas. Depois de 20 anos de pesquisas e andanças pelo sertão mineiro que motivou o escritor, à procura das personas que inspiraram seus personagens, e da leitura da alentada bibliografia sobre ele, Barbosa decidiu retomar o livro que havia publicado nos anos 1980 para tratar agora de toda sua obra e vida. Além disso, ele afirma ter conhecido Guimarães Rosa, com quem se encontrou algumas vezes no Itamaraty, onde Rosa trabalhou como diplomata. Mas frisa que essa amizade tratava única e exclusivamente de assuntos literários, e nunca chegou ao plano pessoal, de uma intimidade maior.

O biógrafo alega ter procurado a filha do escritor quando estava escrevendo a obra, que não o atendeu e duvida inclusive desse contato entre os dois. Na mesma matéria da Folha acima citada, Vilma Guimarães Rosa disse que Barbosa fugiu dela e colocou em dúvida esta proximidade com seu pai. “É mentira dele, ele nunca me procurou. Eu soube que ele estava me plagiando, ele fugiu de mim e mandou o livro já pronto com uma dedicatória cínica. E ele nunca foi amigo do meu pai. É o tipo de pessoa que quer se dizer amigo de gente importante. Foi um vigarista mesmo e fez isso para ganhar dinheiro”, afirmou ao jornal.

Barbosa defende-se: “Guimarães Rosa conversava a sério, sempre muito a sério, comigo, sobre literatura, sobre a vida, sobre questões sociais e políticas – mas filosoficamente, sem falar de casos concretos –, sobre si e seu método de trabalho, etc.” E afirma ter ciência do tipo de relação que mantinha com o mineiro de Cordisburgo. “Eu sentia, mais do que pensava, que a amizade dele a mim não era senão uma amizade literária. Durante os nossos diálogos, ele nada ficou sabendo – eis um exemplo – sobre minha família: meus pais, meus irmãos, minha gente. Ele nunca demonstrou interesse em saber alguma coisa da minha vida de jornalista e estudante de Direito. Nunca me perguntou sobre Goiás, sobre Morrinhos, sobre minha história, sobre as condições em que eu travava dura luta pela sobrevivência e pela ascensão no Rio de Janeiro. Nunca demonstrou interesse por meus projetos de vida e mesmo de criação literária. Nunca me perguntou se eu estava escrevendo ou que livros andava eu lendo. Ele não falava comigo de livros e de escritores.” E também não cobrou mais que isso dessa relação: “Nunca, no meu íntimo, cobrei ou esperei dele uma atitude de ampliação das nossas relações pessoais para além dos nossos diálogos – privilegiadamente longos – no Itamaraty. Esses diálogos, de resto, me bastavam. Eu o visitava, ele me recebia bem e conversava comigo, eu ia embora, e pronto”.

Na pesquisa que realizou nas cidades por onde passou Guimarães Rosa, Alaor encontrou-se com alguns daqueles que viriam a inspirar o autor de Sagarana. “Conversei com Manuelzão durante um total de oito horas descontínuas. Me hospedei na casa, improvisada pensão, de uma sobrinha dele, que eu soube, anos depois, ser a casa onde o personagem Soropita ouvia rádio. Pedi a ele que me levasse à Fazenda da Sirga, de onde partiu, em maio de 1952, a boiada que ele, Manuelzão, mais o Zito, e com João Guimarães Rosa misturado com os peões da comitiva, tocaram até à estação da estrada-de-ferro de Araçaí. Algumas ótimas fotografias bati de Manuelzão em Andrequicé e na estrada que levara à Fazenda da Sirga. Infelizmente ele morreu não muito tempo depois. Localizei em Três Marias, a casa do Zito (de quem me falara Manuelzão), o e visitei.”

Junto com as pesquisas de campo, que classifica de “sociológicas”, Barbosa reuniu um acervo fotográfico do sertão de Minas e seus habitantes, cenário inspirador da obra de Guimarães Rosa. Entre as localidades, Cordisburgo, Itaguara, Curvelo, Corinto, Andrequicé, Três Marias, Pirapora, Paredão de Minas, Montes Claros, São Francisco, Itacarambi, Januária, Itacambira, Peçanha, Itabira, São João Del Rei e Três Corações.

O autor da biografia censurada acredita que seu trabalho realiza um estudo abrangente sobre o conjunto da obra de Guimarães Rosa, algo inédito até, então. “Existem em grande número estudos sobre a obra de Guimarães Rosa, mas todos parciais: ora sobre um aspecto ou um filão temático, ora sobre outro aspecto. Um estudo unitário, abrangente, sobre o conjunto da obra, ainda não existia. Este meu, ao que sei, é o primeiro.”

Tem havido reações contrárias à censura, por parte de escritores, como Cláudio Willer, Manoel Hygino dos Santos, Enéas Athanázio, Eurico Barbosa, Ricardo Lísias, Ronaldo Cagiano e Evandro Ferreira, além de entidades de escritores, como a União Brasileira de Escritores (UBE), a Associação Nacional de Escritores (ANE), a Academia Goiana de Letras, o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (SEDF), e políticos, entre eles, o deputado federal Pedro Wilson (PT-GO), que discursou sobre o assunto na Câmara dos Deputados. “Duas câmaras de vereadores, de Morrinhos, minha terra, e de Goiânia, aprovaram moções de condenação à proibição e de apoio ao meu livro. A repulsa à proibição do meu livro é unânime, generalizada, ubíqua, enérgica. A Nação está viva.”, afirma Barbosa.

Em artigo intitulado “Em defesa das biografias” e publicado no site da UBE, Cláudio Willer critica duramente a decisão e o cerceamento à liberdade de expressão: “A argumentação de Vilma Guimarães Rosa, fundamentando sua ação, trata de supostas incorreções na biografia por Alaor Barbosa. Mover ação por isso é idiossincrático e contraproducente. Trata-se de assunto para a crítica literária, e não para o judiciário. Agora, temos o juiz dublê de crítico literário: dupla usurpação, do nosso direito à leitura, do nosso direito ao julgamento. O certo, na hipótese de haver mesmo tais erros e imprecisões, teria sido convocar algum dentre os nossos bons especialistas em Guimarães Rosa, pedir-lhe um parecer, e divulgá-lo. [...] Tutela antecipada, o nome da medida que retirou esta obra de Alaor Barbosa de circulação: que termo antipático. Recuso-me a ser tutelado. Não precisa: sou adulto, minhas faculdades mentais estão em perfeito estado. É isso o que a censura faz: equipara leitores e espectadores a um bando de retardados, incapazes de discernir, negando-lhes a capacidade de julgar ao subtrair-lhes o acesso à informação. Censura, em qualquer uma de suas modalidades, é um múltiplo desrespeito: à obra, a seu autor, ao leitor, à sociedade toda”.

Quanto à possibilidade de liberação do livro, Barbosa confia em que a justiça terminará por decidir nesse sentido. “Não há como não fazê-lo. Basta o juiz do processo ler meu livro e atentar na letra da lei constitucional e da lei civil”, acredita ele.


Disputa familiar

O caso do espólio de João Guimarães Rosa já rendeu uma bela reportagem de Cassiano Elek Machado, publicada na revista Piauí em dezembro de 2006. Ela trata particularmente do diário escrito por Guimarães Rosa em 1939, quando o então diplomata morava em Hamburgo, Alemanha, onde servia como cônsul-adjunto. O volume com 208 páginas, guarda comentários e observações sobre o país que iria passar por profundas transformações em muito breve com o início da II Guerra Mundial ainda em agosto, além de poemas que Rosa, aos 31 anos, cometia e comentários sobre Machado de Assis.

O diário, que seguiu uma tortuosa trajetória até a Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), continua inédito até hoje. Longe de abordar a vida privada e íntima do escritor, ele é importante para se conhecer um pouco mais desta persona pública que é Guimarães Rosa. Em entrevista à reportagem de Piauí, Eneida de Souza, professora emérita de literatura brasileira da UFMG, e uma das poucas a conhecer o diário, afirmou: “O diário é de importância crucial para a compreensão da biografia e do processo de criação literária de Guimarães Rosa, além de ser muito esclarecedor sobre o cotidiano de um diplomata brasileiro na Alemanha, durante a II Guerra”.

O que o impede de ser publicado são as brigas familiares em torno do espólio de Rosa, e uma leitura atenta da reportagem de Elek Machado se faz necessária para um melhor entendimento dessa via-crúcis. Resumidamente, podemos dizer que a idéia da edição deste diário partiu, no ano de 2001, da editora que publica Guimarães Rosa desde 1984, a Nova Fronteira. Quando foi noticiada na imprensa a edição do diário, a família procurou os pesquisadores da UFMG – além de Eneida, Reinaldo Marques – que estavam preparando o texto para publicação. À Piauí, Marques disse o seguinte: “A família ficou preocupada e mandou recado, dizendo que deveríamos parar com o trabalho”.

O espólio de Guimarães Rosa pertence a suas duas filhas com Lygia Cabral Penna, Vilma e Agnes, além de sua segunda mulher, Aracy, com quem Rosa viveu até falecer, em 1967. Aracy teve um filho de um casamento anterior, que lhe deu um neto, Eduardo Carvalho Tess Filho, atual administrador de seus direitos. Segundo o neto, o testamento determinava que metade dos direitos autorais da obra de Rosa fosse para Aracy. À Piauí, Tess afirma que o “comportamento das filhas” foi determinante para que o inventário se estendesse por um período “longo e desagradável”. Por conta disso, sua avó dividiu tudo por três. “Naquele momento, definiu-se que qualquer publicação ou comercialização, qualquer licença ou autorização que envolvesse a obra de Rosa teria de receber a permissão do trio. Com uma única exceção: por terem sido doados em vida a Aracy, os direitos de Grande sertão não entrariam no bolo”, escreve Elek Machado na reportagem.

Segundo Vilma, na mesma matéria, não é bem assim: “Para publicar algo de papai, é preciso pedir autorização à minha irmã e a mim”. O objetivo, alcançado mais uma vez com o recolhimento da biografia de Alaor Barbosa, é dificultar a vida dos pesquisadores. Ainda na reportagem citada, ela afirma: “Não existem biografias dele e não damos licença para ninguém. Muita gente quer fazer sensacionalismo, quer ganhar dinheiro à custa de gente famosa. Quem quiser saber de meu pai que leia o meu livro e está muito bom.”


Na própria carne

O caso mencionado no primeiro parágrafo diz respeito à autobiografia de André Midani, Música, ídolos e poder – Do vinil ao download, lançado pela Nova Fronteira, mesma editora que conseguiu censurar a biografia sobre Guimarães. Segundo o jornal O Globo, em matéria publicada no dia 4 de novembro, “a família do nonagenário Enrique Lebendiger, ex-dono da RGE, exige que o livro de Midani também seja recolhido, por o autor dizer que Lebendiger ‘era figura exótica que não tinha capacidade nem seriedade profissional para acompanhar a carreira de um profissional do calibre de Chico Buarque’”.

A editora propôs então um acordo à família de Lebendiger, onde promete retirar o trecho em reedições futuras da obra, que teve tiragem de 30 mil exemplares, bem acima da média das tiragens nacionais, sempre abaixo dos 10 mil. A obra, que trata da carreira de Midani como executivo de grandes gravadoras multinacionais como a Odeon e a Phonogram, já vendeu 20 mil exemplares.

“A Nova Fronteira e o autor nunca tiveram a intenção de causar prejuízo à família Lebendiger. Sugerimos que o trecho fosse retirado nas futuras edições da obra. Até onde eu sei, a família não aceitou a sugestão e pede o recolhimento do livro”, afirma Mauro Palermo, diretor-executivo da Nova Fronteira.

E por que não utilizar a mesma solução para o caso da biografia de Guimarães Rosa? “O doutor Alaor Barbosa não fez essa proposta [de retirar os trechos excessivamente utilizados, segundo a Nova Fronteira e o juiz Marcelo Almeida de Moraes Marinho, que ordenou o recolhimento do livro]. Mas caso fizesse, a Nova Fronteira deixaria de ter razão para processá-lo. Mas essa proposta nunca foi feita. Em relação à família, não sei o que ela pensa a respeito”, diz Palermo.


> Leia mais sobre Guimarães Rosa:

> Brinquedos de Guimarães Rosa

> Assista a trechos dos documentários de David Neves e Fernando Sabino sobre os escritores brasileiros, entre eles Guimarães Rosa

Notícia da Folha Ilustrada, em 21.11.1967.

“Guimarães Rosa morre após entrar na ABL”

Um terço dos municípios brasileiros têm favelas, revela IBGE

Um terço dos municípios brasileiros têm favelas, palafitas e outras habitações miseráveis. Em mais da metade deles, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou ainda a presença de loteamentos irregulares ou clandestinos.

As informações constam na Pesquisa de Informações Básicas Municipais do IBGE, divulgada nesta sexta-feira. O estudo, feito em todos os 5.564 municípios brasileiros durante o primeiro semestre de 2008, traz informações sobre a estrutura, dinâmica e funcionamento dos municípios do país.

Segundo a pesquisa, 1.837 municípios brasileiros declararam ter favelas, mocambos (habitações miseráveis) ou palafitas, o que representa 33% das cidades do país. No Norte e no Sul, este percentual chega a 41%.

São Paulo é o Estado com o maior número de municípios de habitações do tipo: 203, contra 109 em Pernambuco e 63 no Rio. Em Roraima, apenas quatro municípios relataram ter esse tipo de moradia.

Já os loteamentos irregulares ou clandestinos estão presentes em 2.960 municípios brasileiros, ou 53% do total. A maior parte (984) está no Sudeste, e a menor (223), no Centro-Oeste.

Políticas Públicas

As políticas públicas de habitação são preocupação constante de 80,2% dos municípios, segundo a pesquisa. Este percentual disse desenvolver algum programa da área neste ano. No Sudeste, o percentual é de 70,6%, número considerado baixo pelo IBGE, já que se trata de uma região 'dotada de grandes centros urbanos e de notável déficit habitacional'.

A maior parte dessas políticas, segundo a pesquisa, é de programas voltados para a construção de unidades habitacionais.

luxemburgo

http://viagem.uol.com.br/album/guia/luxemburgo_album.jhtm?abrefoto=59

Terra corrige último dia do ITA

http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3388705-EI8851,00-Terra+corrige+ultimo+dia+do+ITA+acompanhe.html

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Personal sexy trainer dá palestra, ensinando a seduzir

Fátima Mourah bate papo com o público no lançamento de seu livro, em São Paulo
Acabar com a monotonia no casamento é desafio comum e que preocupa muitos casais. Técnicas de sedução e de auto-estima são muito eficientes para aliviar o problema, como bem sabe a personal sexy trainer Fátima Mourah.

Famosa pelos cursos e pelas palestras que oferece, ensinando as mulheres a se tornarem mais atraentes e terem mais prazer na elação amorosa, Fátima também é autora do livro Sexo, amor e sedução. E, aproveitando uma noite de autógrafos no livro, ela vai bater um papo com os leitores e tirar as principais dúvidas dos leitores, envolvendo temas ligados à conquista

Como atrair a pessoa que nos interessa? Como se tornar mais sedutora para o parceiro? Como escolher a lingerie certa para cada situação? Como posso me conhecer melhor? Essas são algumas das dúvidas que chegam à consultora e cujas respostas aparecem no livro.

Fátima Mourah acredita que para seduzir é preciso que cada mulher saiba o que quer, que aceite e goste do seu corpo. Massagens, técnicas de toques, danças sensuais, striptease complementam o poder da conquista. Mas, para colocar a técnica adquirida em prática é preciso alguns cuidados. "A mulher não pode chegar em casa e sair dançando para o marido ou namorado. Isso deixaria o parceiro sem reação, e colocaria a mulher em uma posição constrangedora. É preciso o lugar e a hora certa para fazer isso", diz.

O livro Sexo, amor e sedução explica como preparar o ambiente e como inserir essas técnicas na rotina do casal, sem inibir o homem. Quarto com velas, conversas ao pé do ouvido, tudo muito sutil. Fazer isso em dia de campeonato? "Nem pensar! Homem nenhum gosta de ser surpreendido durante o jogo do seu time", adverte Fátima Mourah.

Consultório no rádio
Para quem já leu o livro, mas quer sempre saber de mais dicas de sedução, Fátima Mourah apresenta todos os domingos, na Rádio Nativa FM, o programa "A gente precisa conversar", com cinco horas de duração, das 21h às 2 da manhã.

Comandado pelo jornalista Vini França, a personal sexy trainer conversa com os ouvintes dando conselhos e tirando dúvidas sobre relacionamentos e como esquentar a relação a dois. Dúvidas mais freqüentes como o que fazer para esquentar o casamento ou o namoro e como aumentar a auto-estima são respondidas com bom humor e conhecimento da consultora.

Serviço
Noite de autógrafos Fátima Mourah Livro Sexo, amor e sedução
Local: FNAC - Morumbi Shopping Piso Lazer
Endereço: Av. Roque Petroni Jr, 1089 Morumbi
Telefone: (11) 3206 2000

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Veja a lista de indicados às principais categorias do Grammy

LOS ANGELES (Reuters) - Veja abaixo a lista dos indicados para as principais categorias do Grammy. Os vencedores de todas as 100 categorias serão anunciados na cerimônia de 8 de fevereiro.

GRAVAÇÃO DO ANO

Chasing Pavements - Adele
Viva La Vida - Coldplay
Bleeding Love - Leona Lewis
Paper Planes - M.I.A
Please Read The Letter - Robert Plant & Alison Krauss

ÁLBUM DO ANO

Viva La Vida Or Death And All His Friends - Coldplay
Tha Carter III - Lil Wayne
Year Of The Gentleman - Ne-Yo
Raising Sand - Robert Plant & Alison Krauss
In Rainbows - Radiohead

MÚSICA DO ANO

American Boy - Compositores: William Adams, Keith Harris, Josh
Lopez, Caleb Speir, John Stephens, Estelle Swaray e Kanye West
(Interpretação de Estelle e Kanye West)
Chasing Pavements - Compositores: Adele Adkins e Eg White
(Interpretação de Adele)
I'm Yours - Compositor: Jason Mraz (Interpretação de Jason Mraz)
Love Song - Compositora: Sara Bareilles (Interpretação de Sara
Bareilles)
Viva La Vida - Compositores: Guy Berryman, Jonny Buckland, Will
Champion e Chris Martin (Interpretação do Coldplay)

MELHOR ARTISTA REVELEÇÃO

Adele
Duffy
Jonas Brothers
Lady Antebellum
Jazmine Sullivan

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA POP

Detours - Sheryl Crow
Rockferry - Duffy
Long Road Out Of Eden - Eagles
Spirit - Leona Lewis
Covers - James Taylor

MELHOR ÁLBUM DE ROCK

Viva La Vida Or Death And All His Friends - Coldplay
Rock N Roll Jesus - Kid Rock
Only By The Night - Kings Of Leon
Death Magnetic - Metallica
Consolers Of The Lonely - The Raconteurs

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA ALTERNATIVA

Modern Guilt - Beck
Narrow Stairs - Death Cab For Cutie
The Odd Couple - Gnarls Barkley
Evil Urges - My Morning Jacket
In Rainbows - Radiohead

MELHOR ÁLBUM DE R&B

Love & Life - Eric Benet
Motown: A Journey Through Hitsville USA - Boyz II Men
Lay It Down - Al Green
Jennifer Hudson - Jennifer Hudson
The Way I See It - Raphael Saadiq

MELHOR ÁLBUM DE RAP

American Gangster - Jay-Z
Tha Carter III - Lil Wayne
The Cool - Lupe Fiasco
Nas - Nas
Paper Trail - T.I.

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA COUNTRY

That Lonesome Song - Jamey Johnson
Sleepless Nights - Patty Loveless
Troubadour - George Strait
Around The Bend - Randy Travis
Heaven, Heartache And The Power Of Love - Trisha Yearwood

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Banco Mundial: crise transformará 20 milhões em pobres

Pelo menos 20 milhões de novos pobres surgirão no mundo em conseqüência da crise financeira internacional, afirmou nesta terça-feira em Lima o diretor-executivo do Banco Mundial (BM), o salvadorenho Juan José Daboub.

» Executivos perdem milhões com crise
» Entenda a crise do crédito
» Opine sobre a crise nos mercados financeiros

"Devido ao que acontece com o tema de alimentos, combustível e a situação financeira espera-se que o crescimento em nível global se reduza entre 1% e 2%, e, a cada ponto percentual que se reduz o crescimento econômico, são 20 milhões de novos pobres que aparecem", disse Daboub.

Após se reunir com o presidente peruano Alan García para abordar a crise financeira, o executivo do BM acrescentou em entrevista coletiva que é "muito importante ter a mão firme no governo" para enfrentar esta crise, que afetará em maior ou menor medida todos os países do planeta.

Daboub também ratificou que o BM prevê que a região crescerá 6,5% no próximo ano e afirmou que o Peru está preparado para enfrentar a crise e ao mesmo tempo atrair investimentos nacionais e estrangeiros para que gerem empregos e reduzam a pobreza.

Ele explicou que atualmente a ajuda do BM ao Peru tem "componentes vinculados ao investimento na área social e a criação de instrumentos preventivos perante a situação econômica mundial".

Na mesma entrevista, o ministro peruano de Economia, Luis Valdivieso, assinalou que a política do Executivo é "manter o crescimento econômico alto e a inflação baixa", assim como "continuar o projeto de reduzir a pobreza para chegar aos objetivos estabelecidos para 2011".

O Peru registra crescimento econômico sustentado desde 2001, que no ano passado foi de quase 9%, mas a inflação acumulada até outubro subiu para 5,94%, quase o dobro da meta estabelecida pelo governo para 2008, enquanto a pobreza segue afetando quase 40% da população.

Por outro lado, Daboub destacou que a próxima cúpula do Fórum de Cooperação Econômica do Ásia Pacífico (Apec), que será realizada em Lima em novembro, servirá para "dialogar e (possivelmente) encontrar um acordo de como conduzir a situação econômica mundial e de como cooperar juntos" no contexto da crise.

"Esperamos que (os líderes de Apec, entre eles os presidentes de EUA, Rússia, China e Japão) cheguem a acordos que facilitem os países que possam estar em uma posição mais frágil a passar adiante", afirmou o diretor-executivo do BM.

Daboub está no Peru em visita oficial que também o levará à cidade nortista de Trujillo para participar, amanhã e depois, de uma reunião dos ministros de finanças do Apec, bloco que representa quase a metade do comércio mundial e cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta.

Invertia

Saiba se ter fantasias com outro homem é traição

35% das mulheres sonham que são infiéis

A mente do ser humano transita entre recordações, idéias, pensamentos e sensações - e, de vez em quando, algumas fantasias. Por isso, é comum que mulheres imaginem aventuras românticas que têm como protagonista um homem que nada tem a ver com seu parceiro.

» Você já concretizou alguma fantasia com outro homem? Comente sua experiência

A "infidelidade platônica" é tão comum que, de acordo com uma pesquisa realizada pela American Association for Marriage and Family Therapy (Associação Americana de Casais e Terapia Familiar), 45% dos homens e 35% das mulheres já tiveram, ao menos uma vez, um vínculo desse tipo, com um "encantamento" que pode durar anos - se for com uma pessoal real -, sem nada de concreto, a não ser uma grande energia sexual.

Mas a dúvida é: será que só o fato de ter esses pensamentos torna alguém um traidor? Afinal, durante esses devaneios amorosos não há contato físico, apenas o jogo de sedução, de faz-de-conta. A pessoa desejada, aliás, pode nem existir ou ser um amor de colégio, um professor ou mesmo um ator de cinema.

O ponto positivo dessas fantasias é dar um sabor a mais ao cotidiano. É o que pensa Andrea, que há um tempo mantém um amor secreto - e platônico. "Quando adolescente, me encantei com o amigo do meu irmão, porque era muito mais velho do que eu. Nunca tivemos nada, ele foi morar no exterior e, agora, já tem família, mas ainda está bastante presente nas minhas recordações."

Andrea nunca confessou essa atração e, embora compartilhem algumas festas de família, o contato entre os dois nunca passou disso. "Nos vimos no batizado do meu sobrinho e conversamos muito, porque sei que ele não é indiferente a mim, mas nunca vamos transpor essa barreira. É engraçado, mas sinto que, se acontecesse alguma coisa de verdade entre nós, a magia acabaria. O especial é essa tensão, que, uma vez real, deixará de ser minha fantasia".

Cristina compartilha da mesma opinião, pois se sente atraída pelo chefe. "Desde a primeira vez que o vi, achei que era bem interessante. Adoro trabalhar com ele. Todas as mulheres do escritório o acham bonito. Ele sabe que é encantador e se exibe, enquanto eu fico imaginando situações em que estamos presos no elevador, por exemplo. Mas são apenas idéias. Eu nunca seria infiel ao meu marido", garante.

Sonhos não mentem e merecem atenção
O psicólogo Sergio Valencia explica que esse tipo de fantasia é próprio do ser humano, que vive nas dimensões do racional, do instintivo, do intuitivo, do imaginativo e do emocional. Portanto, o especialista não considera esse ato uma infidelidade, uma vez que, segundo ele, é recorrente e normal imaginar outros parceiros sexuais na hora da intimidade.

"Os sonhos podem se transformar em fantasias se adquirirem um caráter sexual. A diferença ocorre quando passa do pensamento para a realização. Se alguém planeja uma situação, por exemplo, já não obedece mais à dimensão do imaginário, mas a uma decisão racional", ressalta Sergio.

Dessa forma, é possível observar as belezas do mundo masculino, sem culpa, desde que não se criem estratégias para que esses sonhos se cumpram. Isso a levaria a ficar a um passo da infidelidade.

Vale lembrar, porém, que os sonhos não mentem. "Geralmente, esses pensamentos indicam que a relação do casal sofre de alguma carência e favorecem a fantasia e o escape da realidade. Por outro lado, produz-se uma situação de negação, o que pode aumentar o problema original."

Com base em sua experiência clínica, o psicólogo conta que as pessoas que vivem esse tipo de situação estão acostumadas a terem carências afetivas com seus parceiros, porque idealizam a relação. Quando passam da etapa do encantamento para a da manutenção, sentem que deixaram de amar.

Os estudiosos explicam ainda que os adeptos do amor platônico vivem em busca da novidade e de uma relação sem defeitos ou problemas. Por isso, Sergio Valencia adverte: "Em um relacionamento, o que importa não é só o amor. É essencial haver respeito, confiança e cumplicidade", diz. Portanto, para o psicólogo, se a pessoa sonhadora tem tudo isso com o parceiro, não deveria arriscar o que conquistou em troca de uma ilusão", conclui.

A recomendação, portanto, é sonhar sempre, mas sem deixar que isso afete a sua vida e a de seu parceiro.

Katy Perry revela que já beijou muitas meninas e que adora mulher bonita


Katy Perry não cansa de causar polêmica. Dessa vez, a cantora revelou para revista Page Six que já beijou muitas meninas, inclusive sua melhor amiga.

"Adoro uma mulher bonita e não tenho medo de dizer isso", declarou Kate.

A cantora também falou de sua relação com o Travis McCoy, vocalista da banda Gym Class Heroes, e da distância entre os dois por causa do trabalho.

A cantora disse ainda que não dá bola para críticas. "Estarei sempre nas listas das mais mal vestidas, mas só quero me divertir. Não levo minha vida muito a sério", explicou.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Hair Pro Light Edition 2008

Veja como você fica com um novo estilo ou cor de cabelo

http://ultradownloads.com.br/download/Hair-Pro-Light-Edition/

Programa que, com a foto da pessoa, permite que você coloque nela diferentes cortes de cabelo. Ele já vem com alguns cortes pré-prontos, e a versão completa permite que você mude a cor e vários detalhes do cabelo.

O programa é bom, e permite que você digitalize fotos a partir de câmera ou scanner, faça retoques na foto e dá uma boa ajuda no trabalho de cabeleireiros, maquiadores e profissionais da área de moda e beleza. Na versão Light, serão aceitos somente 56 cortes de cabelos
Sistemas compatíveis Windows 98, Windows 2000, Windows XP

outra dica:
http://www.faceinhole.com/

Traiu e se arrependeu?

Mesmo com uma relação estável, foi inevitável dar uma escapadinha e agora a traição não tem volta. Diante de uma infidelidade, muitos são categóricos ao afirmar que a relação não anda bem. Pode ser esse o seu caso ou não, mas algo te levou a ceder a uma aventura. E para piorar, ele descobriu. Quer recuperar a sua paixão? Aqui vão algumas dicas que podem salvar o amor que ainda existe entre vocês.

» Traição merece perdão?
» Veja características
do homem infiel

» 15 sinais que podem indicar que você está sendo traída
» Traiu e se arrependeu? Conte o motivo que a levou à traição e se foi perdoada

Seja uma mulher valente
Tenha em mente que muitos homens dizem que nunca perdoariam uma infidelidade e reagiriam com rejeição e indiferença, então esteja preparada. Para a maioria deles, a sua aventura significa falta de respeito e será difícil de esquecer.

No entanto, apesar do "ódio" que se segue logo após a confissão ou descoberta da traição, o amor não morre de um dia pro outro. É preciso aproveitar esse tempo em que você sente que o vínculo afetivo ainda existe, mesmo que esteja por um fio.

Recupere a confiança
O importante é tentar recuperar a confiança perdida. Comece com um diálogo, aceitando a situação com sinceridade e transparência.

- Não dê detalhes de como passava o tempo com o "outro", e enfatize que não rolou sentimentos mais profundos e que tudo foi passageiro, se for o que sente de verdade;

- Peça a ele que analise o que te levou a buscar uma outra pessoa e discuta se ambos estão dispostos a acertar suas diferenças antes que casos assim voltem a acontecer. E abaixar a cabeça para pedir desculpas não é falta de dignidade, desde que esteja realmente arrependida;

- Conte-lhe das mudanças que fará para não repetir o erro e para evitar que a relação se desgaste. Se ele estiver disposto a te perdoar, os dois devem ficar mais atentos e ele também precisa contribuir;

- Ligue para dizer o que fez, envie mensagens ou escreva uma carta romântica. Vale de tudo para que ele perceba que está pensando nele ou que tem vontade de vê-lo;

- Prepare um jantar especial e decore o lugar deixando-o mais aconchegante e íntimo, para que possam discutir com calma o que ainda está pendente. Podem ser necessários vários encontros para resgatar o sentimento anterior;

- Diga que tem certeza de que quer passar momentos maravilhosos e experiências emocionantes ao lado dele e somente dele;

- Reconheça que errou e que o magoou, mas que está disposta a compensar da melhor maneira possível.

- Cheguem a um consenso de como seguir adiante. Pergunte-lhe o que deve fazer para que ele volte a confiar em você e, se estiver de acordo, prometa que fará o possível.

Conversem novamente sobre seus planos juntos e retomem os que foram deixados para trás. Diga que nunca teve nada "a longo prazo" com o outro, e que agora só existe um homem nos seus planos.

Dê tempo, mas não se afaste
Tenha paciência para que ele entenda tudo o que você está dizendo, pois traição é algo que não se esquece de uma semana para outra. Se ele já ouviu a sua versão, agora vai querer um tempo para decidir se consegue continuar com você, apesar da desconfiança que sentirá quando estiverem separados.

Enquanto isso, passe um tempo com sua melhor amiga, seja a mulher pela qual ele se apaixonou um dia. Mais do que nunca é hora de expressar seu carinho e agradá-lo ao máximo sem ser excessiva. Vá devagar, mas seja firme.

Plano de reconquista
- Pense nos detalhes que uniu vocês, leve-o para jantar em seu lugar preferido, relembre-o que o ama e diga o que admira nele. Mexer com seu ego pode ajudá-lo a entender que o ama de verdade;

- Utilize suas táticas de sedução e realize aquele sonho erótico que ele mencionou há um tempo. Vista sua lingerie mais sexy e recupere o desejo que ainda existe entre vocês.

Táticas finais
Se nada deu certo e ele está se afastando cada vez mais, você pode tentar algumas estratégias hollywoodianas como último recurso:

- Ligue para uma emissora, peça a sua canção favorita ou uma que fale de perdão e o avise para escutar a rádio. Talvez você consiga até falar ao vivo e dizer o que sente por ele;

- Alugue aqueles aviões que levam faixas de amor ou façam mensagens de fumaça para que a cidade inteira saiba que o ama;

- Faça uma serenata sob sua janela com as músicas mais românticas que conheçam;

- Mande-lhe flores e escreva um cartão com uma linda mensagem.

Não deixe de expressar o que sente por ele enquanto se recuperam do que aconteceu. Tenha muita paciência e trabalhe para que a relação volte a se fortalecer novamente. Nada é impossível, só depende do amor.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Atriz tem crise de depressão e é afastada de novela

A atriz Andreia Horta, da novela Chamas da Vida, foi afastada por dez dias da trama da Rede Record. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, ela teve uma crise de depressão.

» Juliana Silveira volta a gravar após acidente em gravação

A personagem de Andreia, que é dependente química, foi internada a força. Ela voltou a gravar esta semana.

No final do mês passado, a atriz Juliana Silveira também deixou Chamas da Vida temporariamente por ter torcido o pé.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Noblat: bom companheiro?

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/04/noblat-o-bom-companheiro.html

O que o PSDB tem a aprender com o PT

Por si só é democrática a realização de prévia para a escolha de um candidato a qualquer cargo eletivo importante. Sob esse aspecto, o PT é o partido mais democrático que temos. Faz prévia até para candidato a prefeito quando são muitos os aspirantes à indicação.

Além de democrática, uma prévia pode também ser conveniente para evitar o risco de divisão futura de um partido. Parece ser o caso do PSDB que dispõe de dois nomes interessados em concorrer à sucessão de Lula - os governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais.

Serra lidera todas as pesquisas de intenção de voto aplicadas até aqui. Aécio divide a lanterninha das pesquisas com a ministra Dilma Rousseff, candidata de Lula ao lugar dele. Mais adiante, até por falta de outro nome, Dilma deve se tornar a candidata do PT.

Mas Aécio acha que tem mais chances de se eleger do que Serra. Aposta na sua capacidade de atrair apoios em outros partidos e de montar uma coligação mais ampla do que Serra seria capaz de montar. Nada mais razoável, pois, que ele defenda a realização de uma prévia.

Para Serra, a prévia deveria ser encarada como um antídoto contra o risco de Aécio, por se sentir previamente escanteado da disputa, cruzar os braços ou desfilar em Minas como mais uma vítima da máquina do PSDB paulista acostumada a triturar adversários.

Pelo menos duas vezes, em conversas a sós, Aécio repetiu para Serra: "Você poderá até vir a ser o candidato do partido a presidente da República, só não poderá me humilhar. Minas não toleraria isso". Serra deve ter entendido o que Aécio quis dizer.

Dez entre dez mineiros estão convencidos de que chegou a hora de um político do Estado se eleger presidente. E esse político é Aécio. A prévia servirá para que Aécio derrote Serra. Ou então para que justifique mais tarde seu apoio a ele.

Ricardo Noblat

Expectativa de vida com doença chega a 25 anos

Enquanto a notícia de ter AIDS era o mesmo que a morte na década de 1980, hoje, a expectativa de vida de pessoas portadoras do vírus chega a atingir até 25 anos. Em Ribeirão, há casos de pessoas com a doença há 20 anos , de acordo com Fátima Neves, coordenadora do programa municipal DST/AIDS, e o assistente social Luis Antonio Jorge de Castro, do Gapa-RP.

Desde o primeiro caso notificado na cidade, em 1986, existem aproximadamente 4.800 notificações acumuladas -destes, 60% morreram. Para o assistente social do Gapa, o desenvolvimento dos ANTI-RETROVIRAIS trouxeram menos mal-estar aos pacientes e ampliaram a expectativa de vida.

Um membro do Gapa-RP, por exemplo, convive há 18 anos com a doença. Os remédios se aprimoraram: no início dos anos 90, tomava 80 comprimidos por dia; hoje, são 12.


Na corda bamba

O trapezista Joaquim (nome fictício), 47, sabe o que é viver no limite desde a infância. De família circense, foi trapezista até os 26 anos, quando a vida lhe impôs um novo abismo.

Joaquim descobriu ter uma doença de que nunca tinha ouvido falar. Bissexual, contraiu a doença por sexo sem proteção. "Não se falava de CAMISINHA."

O diagnóstico demorou. O primeiro médico pensou que era uma virose; outro, lhe receitou um soro. O terceiro definiu o vilão: vírus HIV. "Eu nem sabia o que era isso. Fiquei meio perdido, pensei que ia morrer."

Passou a tomar ANTI-RETROVIRAIS em 1998 -28 comprimidos por dia. Hoje, toma quatro cápsulas. "Quando alguém descobre que tem a doença, vem falar comigo. Eu falo que tem jeito." (JC)

DA FOLHA RIBEIRÃO

http://www.agenciaaids.com.br/clipping/Aids_02122008.htm#_Toc215968655

Leila Lopes lança "O Pecado sem Perdão", seu segundo pornô

... ok ok será que tem anal?

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Guia traz atrações de São Paulo para o público GLS durante o ano todo

http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u349874.shtml

Gays reivindicam que travesti seja chamado pelo nome de sua escolha nas escolas públicas do PR

A ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais) enviou, nesta semana, ofício ao Conselho Estadual de Educação do Paraná reivindicando a inclusão do prenome social de travestis e transexuais nos registros de matrículas das unidades escolares da Rede Pública Estadual do Paraná.

Nome social é o nome pelo qual travestis e transexuais femininos ou masculinos preferem ser chamados. A ABGLT quer que os prenomes pelos quais os travestis e transexuais são conhecidos sejam utilizados no registro de chamada e adotado também nas cadernetas escolares, históricos, declarações e demais registros das instituições de ensino.

De acordo com o presidente da ABGLT, Toni Reis, o fato de os travestis serem registrados com os nomes constantes nas certidões de nascimento e não com a identidade de gênero provoca constrangimentos e é a principal causa da evasão escolar dos homossexuais nas instituições de ensino público do país.

Uma portaria publicada em abril deste ano pelo governo do Estado do Pará, determinou que a partir de janeiro de 2009 todas as unidades escolares públicas do Estado incluam, no ato da matrícula dos alunos, o prenome social de travestis e transexuais. O ofício encaminhado nesta semana ao Paraná também foi enviado a Minas Gerais e, no ano que vem, deve ser feito a outros Estados do país.

A presidente da Antra (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais), Keila Simpson (cujo prenome oficial é Carlos), 37, diz que um levantamento da entidade dá conta de que apenas 3% dos 180 mil travestis e transexuais - número também estimado - freqüentam os bancos escolares.

"Uma pessoa que não é identificada pelo nome que adotou e não se reconhece no seu nome de registro acaba também não se reconhecendo como parte do grupo e abandona a escola", analisa.

"Nós não queremos a mudança do registro civil, essa é uma outra discussão. O que estamos reivindicando é que na lista de chamada e nos documentos escolares seja incluído entre parênteses o nome pelo qual o travesti é conhecido e se reconhece", completa.

Procurado pela reportagem do UOL, o presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Romeu Miranda, informou, por meio de sua assessoria, que o ofício encaminhado pela ABGLT deve ser analisado durante reunião com os 19 conselheiros na próxima semana. Antes, porém, o documento será analisado pela Câmara de Legislação e Normas, que analisa as modificações regimentais nas escolas públicas.

De acordo com Keila, proposta semelhante também está sendo analisada pelo governo de Minas Gerais e deve ser estendida às demais unidades da federação no início de 2009.

O antropólogo Luiz Mott, ex-presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), que defende a proposta, lembra que a Carta de Direitos do SUS (Sistema Único de Saúde) recomenda o tratamento a pacientes travestis e transexuais pelo nome social, em detrimento do registro civil.

O advogado e professor de direito constitucional Paulo Ricardo Schier não vê problemas na reivindação da ABGLT, uma vez que a inclusão de um prenome fantasia nos documentos oficiais ou extra-oficiais das escolas públicas se caracterizaria como um adendo e não uma alteração no registro oficial da pessoa. "Se você partir do pressuposto de que a sexualidade não é um fato meramente biológico e que aqueles que estão reivindicando a inclusão do nome social tem por objetivo o reconhecimento da sociedade, não há ilegitimidade constitucional", afirma.

Segundo Schier, a reivindicação dos travestis e transexuais de reafirmar sua identidade, desde que não implique na alteração de documentos como RG ou certidão de nascimento, pode, ainda que necessite de uma adequação e cause um certo estranhamento a princípio, ampliar a dimensão dos direitos de personalidade do indivíduo. "É um ato legítimo."