segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Análise do currículo: profissional acima de 30 anos

Documento deve ter frases curtas e ser mais claro e objetivo

Maria Carolina Nomura

O currículo de um internauta de 34 anos que busca uma colocação na área de comercial foi o escolhido para ser analisado por um consultor de carreiras e um profissional de departamento de recursos humanos a pedido do iG Empregos.
Maria de Lurdes Lanzana, gerente de desenvolvimento humano da Serasa Experian, diz que o documento deve conter as principais informações da vida profissional e acadêmica da forma mais clara e objetiva possível.
“Frases muito longas ficam cansativas para serem lidas e podem acabar perdendo o foco inicial”, complementa Elenise dos Santos Martins, consultora de planejamento de carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

Currículo enviado pelo internauta

Veja a análise do currículo feita pelas duas especialistas:
• A idade não precisa ser evidenciada.
• A área de atuação precisa estar em destaque no currículo, em letra maior e logo abaixo dos dados pessoais do profissional. Dessa forma, o recrutador visualiza rapidamente o objetivo do candidato.
• A informação sobre remuneração ou pretensão salarial é desnecessária, pois, além da descrição "a combinar" não trazer a informação, esse aspecto é abordado pelo entrevistador no contato telefônico ou mesmo na entrevista.
• O objetivo deve ser mais focado e com maior destaque. Não se deve colocar mais de duas áreas. • As qualificações devem ser dispostas por atividade e por projetos mais relevantes, e distribuídas por empresa. Nunca num único texto.
• Os nomes das empresas precisam aparecer logo após o resumo de qualificações, para que a experiência do profissional possa ser valorizada e também para destacar os cargos pelos quais já passou.
• No item “Outros Cursos”, deve-se colocar somente os que têm afinidade com o objetivo definido no inicio do currículo. Não é necessário colocar a data e local de realização dos cursos, esta informação agrega pouco. Deve ser o último item do currículo.
• Os conhecimentos em informática e idiomas devem estar descritos em tópicos separados.
• Não há necessidade de mencionar, no título “Experiência Profissional”, quantas empresas estão listadas, nem o nome do responsável na empresa.
Mande seu currículo - Se você quer ter o currículo analisado por especialistas em carreiras, mande o documento para canal_empregos@ig.com.br. A sua identidade será preservada.
Em virtude do grande número de currículos recebidos, nem todos são analisados. O iG Empregos procura selecionar currículos cuja análise possa servir de exemplo também a outros profissionais.

http://empregos.ig.com.br/curriculos/noticias/2009/09/08/analise+do+curriculo+profissional+acima+de+30+anos+8325952.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário